Ei, turista, você já foi roubado em Salvador?

by 15:49:00 0 comentários

 Estava eu em mais um passeio por Salvador enquanto ia ao trabalho, e fiquei me perguntando enquanto via os turistas o motivo de eles insistirem em vir pra cá. Eu amo minha terra, acho-a linda, esplendorosa, viva, rica, ritmada, heroica e histórica, etc. Mas eu não sou doida de mascarar a forma como os turistas são tratados aqui. O povo é hospitaleiro, comunicativo, feliz, mas desonesto (não todos, mas muitos). Cobram do turista mais que o dobro do valor da mercadoria, se passam por amigos destes e assim enfiam-lhe a faca com "mais amor". Tem turista que reclama de que aqui é tudo caro, mas não faz nada pra mudar isso, não reclama, e nem sei se há como fazer isso. O que sei é que eu não aconselho essas pencas de turistas a virem aqui sem conhecer ninguém. Não há transporte público satisfatório, não há hospitais públicos realmente disponíveis e o que vocês gastam aqui daria pra fazer outra viagem. Aconselho àqueles que desejam conhecer Salvador, a fazer um amigo daqui antes e que esse amigo faça o intermédio das compras. 
 E se você está me perguntando se isso só rola com o pessoal de sotaque diferente, engana-se, soteropolitanxs brancxs sofrem do mesmo abuso comercial. Já passei com isso com meus pais e tudo porque meu pai é pardo. Pessoa + pele clara = preços altos. Sei que se investigarmos a raiz de tudo isso, encontra-se N preconceitos, e que meu texto está realmente raso perante a profundidade do assunto, mas analise e averigue o quão furtados já foram xs turistas que por aqui já passaram, estão passando, e ainda passarão.

Yoshi

Developer

Curiosa, viciada em séries, designer, feminista graças à Deusa e pisciana, graças ao universo.

0 comentários:

Postar um comentário